Inicio este texto, ou, melhor dizendo, este diálogo, pedindo licença aos meus ancestrais e às forças da natureza. Parafraseando Davi Kopenawa (2015), já que aprendemos a fala e a escrita do não indígena, aqui estou, desenhando minhas palavras em peles de imagens, pois também desejo que minhas palavras se dividam e se espalhem bem longe, para serem ouvidas.
É a partir dessa perspectiva que ESTA ESCRITA SE CONFIGURA COMO EXTENSÃO DE MIM, E QUE NESSE MEU EU – CORPO/ESPÍRITO ela possa expressar de onde venho, o que carrego e principalmente que possa falar dos processos de partilhas, dos bons encontros com os não indígenas.
Sou Ziel Karapotó, indígena da etnia Karapotó, oriundo da comunidade Terra Nova, localizada no município de São Sebastião, em Alagoas. Passei minha infância na aldeia, mas desde 2015 moro em Recife, em Pernambuco, já que, após concluir o ensino médio, decidi cursar Artes Visuais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde então vivo em trânsito, nesse intercâmbio entre minha comunidade, a cidade de Recife e outras paisagens/ territórios/ mundos.
A possibilidade de transitar é algo recente para nós indígenas, nesta sociedade construída a partir do epistemicídio, genocídio e etnocídio dos corpos/ espíritos originários de Pindorama, hoje conhecido como Brasil. NÃO TRANSITAR É VIOLÊNCIA, é nos colocar sob uma lógica colonial de apagamento, precariedade, antagonismo, não acesso aos nossos direitos.
Agradeço às forças da natureza e aos meus ancestrais que me deram coragem e força para percorrer os caminhos abertos, que muitas vezes se configuram como campos minados. São essas andanças que estão colaborando para a ampliação da minha existência e da minha percepção sobre a manutenção e atualização de armadilhas construídas para nossa captura e aprisionamento. SÃO ESSAS ANDANÇAS QUE ME FAZEM DOMINAR OS CÓDIGOS E ME PERMITEM TAMBÉM CONSTUIR ARMADILHAS, parafraseando Jaider Esbell (2019).
O TRÂNSITO INDÍGENA É AÇÃO ANTICOLONIAL, expande os mundos, abre fissuras, aciona tensões e promove nossa autoconsciência enquanto sujeitos coletivos.
Estar nessa espécie de intercâmbio entre a minha aldeia e outros mundos –conhecendo outros parentes, ampliando o meu olhar sobre a diversidade de cosmologias e cosmovisões que há na sociedade brasileira, fazendo universidade, conhecendo pessoas não indígenas que lutam ao nosso lado – vem me distanciando do “ser índio” ou ser indígena inventado pela colonialidade, romantizado, puro, exótico, selvagem, que vive apenas na mata, incapaz de se atualizar e principalmente de manter sua tradição e cultura na contemporaneidade, no mundo globalizado, tecnológico. Esse ser indígena plantado no imaginário da sociedade brasileira.
É PRECISO TRANSITAR PARA FAZERMOS AS FRONTEIRAS ESTABELECIDAS RUIR, MAS É PRECISO MUITO CUIDADO. HÁ SEMPRE MUITA PROBABILIDADE DE A CADA PASSO UMA EXPLOSÃO ACONTECER E SERMOS DILACERADOS, cairmos no embranquecimento e perdermos a consciência de quem somos, assim como os 63% do povo brasileiro considerado branco que, segundo apontam pesquisas de 2005 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área da genética, seriam de origem Tupy.
É necessário entender que o processo de retomada e autoafimação identitária é contínuo, para que a andança nos fortaleça e para não cairmos na armadilha de nos tornarmos estrangeiros no nosso próprio território.
É evidente que a pesquisa da UFMG não transbordou os muros da academia pois esse tipo de informação não é importante para o Estado brasileiro; segundo o IBGE, a população indígena no Brasil é de apenas 0,47% dapopulaçãototal do país. É IMPORTANTE TRANSITAR PARA AMPLIAR OS NÚMEROS, É PRECISO TRANSITAR PARA NOS (RE)ENCONTRARMOS.
Acredito fortemente na potência dos (re)encontros. É neles que a partilha acontece, tanto entre nós indígenas quanto entre indígenas e não indígenas. Venho acreditando nos bons (re)encontros, mesmos que, em alguns momentos, eles sejam apenas iniciados e se resumam ao “politicamente correto”.
Tenho sentido que esse movimento, e agora me refiro aos não indígenas, está se tornando cada vez mais frequente, talvez como reação aos impactos que são consequência do distanciamento deles em relação à nossa mãe-terra, por enxergarem a natureza apenas como fonte extrativista em prol do capital, por esquecerem suas ancestralidades. “Se as pessoas não tiverem vínculos profundos com sua memória ancestral, com as referências que dão sustentação a uma identidade, vão ficar loucas neste mundo maluco que compartilhamos”. (Krenak, 2019)
Precisamos urgentemente desenterrar raízes, construir outras paisagens, parar de insistir nesse modelo de humanidade que está em apodrecimento. Assim como sinaliza Ailton Krenak em Ideias para adiar o fim do mundo. É necessário construir intercâmbios, estabelecer relações de alteridade nas quais as diferenças não sejam um problema. Encarar a natureza como sujeito de direito e principalmente como organismo do qual fazemos parte.
Atualmente, nós indígenas somos colocados como os guardiões das florestas, dos rios, da terra etc., por nossa forma de viver em harmonia com a natureza. Contudo, isso me preocupa, pois me parece que querem colocar sobre nós mais uma responsabilidade, a de solucionarmos um problema de cuja elaboração não participamos. Salvaguardar a natureza é papel de todos. O que podemos fazer é continuar transitando, compartilhando e ecoando o nosso bem-viver. ESPERO QUE SEJAMOS ESCUTADOS para não sucumbirmos. Continuarei a transitar mesmo que em piracema, contra a correnteza, mas sempre em cardume.
Estava na aldeia mandaram me chamar.
Estava na ladeia mandaram me chamar.
Caboquinho da aldeia, rê-i-á.
Caboquinho da aldeia, rê-i-á.
*foto: Ligia Jardim
Ao intitular este trabalho piracema, vocábulo da língua tupi que significa “subida do peixe”, em que os peixes nadam contra a corrente para a cabeceira dos rios para se reproduzir (SANTOS, 2019), crio metáforas a partir da minha trajetória na academia e, consequentemente, nos espaços por onde passei (museus, galerias e escolas).
Vejo que relacionar minha trajetória com piracema, fenômeno que garante a reprodução, manutenção e sobrevivência de muitas espécies de peixes, é interessante, pois me faz refletir sobre os obstáculos encontrados nos lugares que ora ocupei, pelos quais ora fui ocupado, espaços esses preenchidos de violências, ausências, apagamentos e dificuldade de compreensão da diversidade de culturas, etnias e identidades indígenas.
No entanto, é importante ressaltar a potência desse nadar-transitar. Estar na academia foi de suma importância para ampliar meu olhar e criticidade sobre tudo que me cerca, afeta e atravessa, para construir laços e compartilhar saberes, me fez de alguma forma “respirar” melhor, assim como os peixes quando se encontram em piracema.
Compreender os alicerces sobre os quais estão estabelecidos os espaços legitimadores e difusores de conhecimento, e em contrapartida fazer com que nossas vozes e pensamentos ecoem nesses espaços, é de alguma forma provocar fissuras, apodrecimento das raízes coloniais. É proporcionar a quebra dos discursos hegemônicos, construir e difundir outras narrativas sobre nós indígenas e nos tornar protagonistas e autores de nossas próprias histórias.
Indaguei e me questionei sobre qual seria o formato dessa nossa conversa, porque almejo que os pensares aqui externados atravessem os muros institucionais, que sejam acessíveis aos “iguais a mim”. Que possam ser ecoados nas comunidades indígenas, assentamentos quilombolas, ciganos e nos demais povos e grupos tradicionais que existem e resistem na sociedade brasileira.
Foi uma caminhada longa e solitária. Mesmo sem nenhum marco ou referencial, você sabe que chegou e é hora de parar. Ao olhar em sua volta, nenhuma árvore, nenhuma cidade, nenhum indício de vida. Tudo é escuro e silencioso. Era o que você precisava. Os únicos sons são aqueles provenientes do seu próprio corpo: inspiração, expiração, batimentos cardíacos. As luzes, apenas aquelas vindas do céu. Uma estrela cadente passa se destacando no manto escuro da noite. Há tambem uma luz avermelhada chamando a sua atenção. Diferente das demais fontes de luz que você vê no céu, essa parece não piscar. Seria impressão?
Quanto mais você olha para aquela imensidão celeste, maior o número de pontinhos cintilantes seus olhos são capazes de detectar. Impossível contar, mas com certeza você está observando milhares de estrelas, milhares de outros sóis. Você escuta seu coração desacelerar e já nem percebe mais os sons de sua respiração.
Você se deita sobre a relva, sem tirar os olhos do céu. Você se sente parte deste planeta, mas nunca sentiu uma conexão tão grande com o espaço. Essas luzes parecem tão distantes, mas estariam elas próximas umas das outras? Próximas do nosso Sol? Algumas estrelas parecem formar imagens no céu escuro. Será que outra pessoa veria a mesma imagem que você? Não há ninguém por perto pra te responder.
Você sente que as horas estão passando, pois percebe que todas as estrelas estão se deslocando para o oeste, numa coreografia ensaiada e magistral. Incrível como, ao olhar para o céu, conseguimos nos conectar com essa quarta dimensão invisível que permeia a nossa existência: o tempo.
Quanto tempo leva para que a luz de uma dessas estrelas chegue até aqui? Você fixa seu olhar em uma estrela e imagina que se ela estiver longe o suficiente, ela pode já nem existir mais, mesmo que você esteja vendo sua luz neste momento. E assim, você percebe que está olhando para o passado…
Será que aquela estrela teve um sistema planetário um dia, assim como o Sol hoje tem seus 8 planetinhas? E num desses planetas que orbitaram aquela estrela distante, teria existido um dia condição pra vida? E se houver vida lá neste momento, como saber? E se houve vida um dia e ela se extinguiu, você nunca saberá? Você escuta seu coração acelerar enquanto pensa nisso.
Você gosta de sentir-se só, mas no fundo sabe que vive num planeta cheio de outras vidas. Você sente uma formiguinha subir na sua mão e se lembra que não há apenas vida humana neste planeta. Você tinha se esquecido disso. Será que nosso planeta, transbordante de vidas, está só neste Universo tão vasto e silencioso? Isso não deve ser possível! Mas como explicar este silêncio, então? Talvez você apenas não esteja percebendo os rastros de outras vidas, da mesma forma que estava alheio à coexistência da formiga.
Você grita bem alto: Alôôôô! Você quer que saibam que você está aqui, que você existe neste momento. Você quer saber se tem alguém do lado de lá, existindo também. Você grita, mas sabe que ninguém te escuta. Nem aqui na Terra, que dirá lá no Espaço. Você tenta ficar em silêncio, mas continua a não ouvir nada além do seu coração. Você fecha seus olhos mas continua a ver as estrelas.
Você busca dentro de si uma explicação para essa necessidade de respostas que te invade. Talvez devêssemos nos concentrar em resolver problemas práticos da nossa existência. Qual a importância de buscar novas espécies se não nos preocupamos em manter vivas aquelas que nos cercam? Para que descobrir novos mundos se não cuidamos no nosso próprio lar no espaço sideral? Talvez o silêncio do céu seja a prova de que não é possível sobrevivermos a nós mesmos. Se houver alguém ainda nos confins deste universo, talvez possa nos ensinar a viver de forma não auto-destrutiva… Ah, se você olhasse de verdade para as formigas, talvez pudesse já aprender essa lição.
Mas, você ainda está com os olhos fechados, pensando que talvez a questão fundamental de estarmos ou não sozinhos no universo seja o motor que leva a humanidade adiante. A busca pelo conhecimento e conexão com o cosmos induziu o desenvolvimento tecnológico e nos levou a descobertas cientificas que definem a sociedade em que vivemos hoje. Será essa a razão para a dúvida que te consome?
Você abre os olhos e é invadido pelas luzes celestes mais uma vez. E se já for possível sermos ouvidos em lugares nunca antes atingidos pelos ruídos humanos? E se detectassem finalmente minha presença, qual seria de fato a minha mensagem? Qual seria a NOSSA mensagem?
Ale Pacini
ODISSEIA | TURNÊ HOLANDA
ODISSEIA | TURNÊ HOLANDA
EXPLORE FESTIVAL
https://explorefestival.nl/en/shows/odisseia-brazil/
-7 MAR 18:30
STADSSCHOUWBURG UTRECHT
-12 MAR 18:30
HET NATIONALE THEATER, KONINKLIJKE SCHOUWBURG, DEN HAAG
-16 MAR 18:30
STADSSCHOUWBURG, GRONINGEN
-19 MAR 18:30
INTERNATIONAAL THEATER, AMSTERDAM (ITA)
-21 MAR 18:30
CHASSÉ THEATER, BREDA
-26 MAR 18:30
THEATER ROTTERDAM, SCHOUWBURG
-28 MAR 18:00
PARKSTAD LIMBURG THEATERS, KERKRADE
Cia Hiato | 10 anos | Mostra de repertório
Cia Hiato – 10 anos – Mostra de repertório
Teatro Municipal da Vila Mariana João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino
De 24 de janeiro a 24 de fevereiro
Informações:(11) 5573-3774 / 5549-1744
VENDA DE INGRESSOS
50% ONLINE (obrigatório a retirada/troca do ingresso na bilheteria no dia do espetáculo | até 30min antes do início da sessão)
50% NA BILHETERIA – ABRE 02 HORAS ANTES DO ESPETÁCULO (Não haverá venda antecipada na bilheteria, somente para o espetáculo do dia | pagamento somente dinheiro)
ONLINE: PING PONG (a partir do dia 21/01)
https://www.pingpongcultural.
AGENDA
Amadores (2016)
Temporada: 24 a 27 de janeiro, na quinta-feira, às 20h; na sexta e no sábado, às 16h e às 20h; e no domingo, às 19h.
No dia 27, há projeção grátis do vídeo documentário “amadores.doc” às 16h
Ingressos:R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Classificação:14 anos
Duração:150 minutos
380 lugares
Ficção (2012)
Temporada: 31 de janeiro a 3 de fevereiro, de quinta a sábado, às 20h (2 monólogos); e no domingo, das 16h às 22h30 (maratona).
Ingressos:R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Classificação:16 anos
Duração:2 monólogos: 150 minutos | Maratona: 390 minutos
380 lugares
-dia 31/01 Ficção # Maria Amélia [bethovem] Farah e Ficção # Thiago [campos] Amaral
-dia 01/02 Ficção # Luciana Paes [de barros] e Ficção Paula Picarelli [ribeiro porto]
-dia 02/02 Ficção #Aline [moreira] Filócomo e Ficção # Fernanda Stefanski [bernardes]
-dia 03/02 Ficção #MARATONA
Palestra-espetáculo 2 Ficções (2014)
Apresentação: 3 de fevereiro, domingo, às 15h
Ingressos:grátis
Classificação:16 anos
Duração:60 minutos
O Jardim (2011)
Temporada: de 7 a 10 de fevereiro, de quinta a sábado, às 20h; e no domingo, às 19h
Ingressos:R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Classificação:16 anos
Duração:90 minutos
100 lugares
Odisseia (2018)
Temporada: de 15 a 17 de fevereiro, na sexta, às 19h; e no sábado e noo domingo, às 18h.
Ingressos:R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Classificação:18 anos
Duração:270 minutos (com 02 intervalos)
100 lugares
Cachorro Morto (2008)
Temporada: de 22 a 24 de fevereiro, na sexta e no sábado, às 20h; e no domingo, às 19h.
Ingressos:R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Classificação:14 anos
Duração:60 minutos
100 lugares
ATENÇÃO
Por motivos técnicos, a apresentação da palestra/leitura cênica do espetáculo ESCURO, não irá ocorrer na sexta-feira, dia 22/02.
O espetáculo CACHORRO MORTO às 20h, acontecerá normalmente.
Mas informamos que também na sexta, dia 22/02, a bilheteria do teatro abrirá com apenas 30 ingressos para serem vendidos.
No sábado e domingo (dias 23 e 24/02) a programação segue normal
Escuro (desmontagem) – (2009/2018)
Temporada: de 22 a 24 de fevereiro, na sexta e no sábado, às 18h; e no domingo, às 17h.
Ingressos:grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão
Classificação:16 anos
Duração:60 minutos
*O Teatro João Caetano é Patrocinado pela CAIXA. Apresente seu cartão de crédito ou débito CAIXA, um documento original de identificação e tenha 50% de desconto no ingresso.”.
encontros criativos | odisseia | estudo 5
ODISSEIA – ESTUDO 5
“Circe ou o que pode um corpo”
Coordenação: Maria Amélia Farah
A Cia. Hiato convida pessoas com ou sem experiência profissional, interessadas em compartilhar o processo da criação do espetáculo Odisseia: atrizes, atores, performers, bailarinas (os), poetas e dramaturgas (os).
Como expansões ou restrições físicas podem servir de motor para estados corporais que potencializam discursos artísticos? Que dramaturgias o seu corpo esconde, deseja ou revela? Que instintos desobedecem a razão, mas podem ser um ato de resistência cênica?
Coordenado por Maria Amélia Farah, esse estudo tem como objetivo compartilhar alguns procedimentos cênicos utilizados na criação do último espetáculo da Cia. Hiato, a partir de temas associados à figura mitológica de Circe.
Encontros Criativos: 22 de agosto a 19 de setembro – quartas e sextas, das 14h às 18h.
Abertura do processo: 21 de setembro
Local: Casa Palco | Bela Vista
Inscrições: até 18 de agosto
Divulgação dos selecionados: 20 de agosto
Seleção:
Enviar para companhiahiato@gmail.com um currículo e uma resposta poética à seguinte pergunta:
Que dramaturgias seu corpo esconde?
(A resposta pode ser por meio de carta de intenção, vídeo, áudio ou outro formato a sua escolha)
encontros criativos | odisseia | estudo 6
ODISSEIA – ESTUDO 6
“Ninguém ou uma aprendizagem”
Coordenação: Fernanda Stefanski
A Cia. Hiato convida pessoas com ou sem experiência profissional, interessadas em compartilhar o processo da criação do espetáculo Odisseia: atrizes, atores, performers, bailarinas (os), poetas e dramaturgas (os).
O que acontece quando fazemos em voz alta a pergunta: quem sou eu? Quais os disfarces e artimanhas que utilizamos para sobreviver? O que está em jogo ao protagonizarmos a nossa história?
Coordenado por Fernanda Stefanski, esse estudo tem como objetivo desenvolver um experimento cênico relacionando elementos do retorno de Odisseu à Ítaca com as trajetórias pessoais e artísticas dos participantes, numa investigação sobre processos de construção de identidade.
Encontros Criativos: 23 de agosto a 20 de setembro – segundas e quintas, das 18:30h às 22:30h.
Abertura do processo: 22 de setembro.
Local: Casa Palco | Bela Vista
Inscrições: até 18 de agosto
Divulgação dos selecionados: 20 de agosto
Seleção:
Enviar para companhiahiato@gmail.com um currículo e uma resposta poética à seguinte pergunta:
Qual o seu nome?
(A resposta pode ser por meio de carta de intenção, vídeo, áudio ou outro formato a sua escolha.)
encontros criativos | odisseia | estudo 7
ODISSEIA – ESTUDO 7
“Penélope ou um retorno”
Coordenação: Aline Filócomo
A Cia. Hiato convida pessoas com ou sem experiência profissional, interessadas em compartilhar o processo da criação do espetáculo Odisseia: atrizes, atores, performers, bailarinas (os), poetas e dramaturgas (os).
Toda história de amor é uma história de fantasmas. Com quantas ausências somos capazes de conviver? Como falar daquilo que nos falta? É possível fazer da espera uma peregrinação? Rumo a quê? Quando o ato de esperar vira calamidade pública?
Coordenado por Aline Filócomo, esse estudo tem como objetivo desenvolver procedimentos de escrita cênica a partir da interação com a plateia e dos temas associados à figura mitológica de Penélope.
Encontros Criativos: 23 de agosto a 20 de setembro – segundas e quintas, das 18:30h às 22:30h.
Abertura do processo: 23 de setembro.
Local: Casa Palco | Bela Vista
Inscrições: até 18 de agosto
Divulgação dos selecionados: 20 de agosto
Seleção:
Enviar para companhiahiato@gmail.com um currículo e uma resposta poética à seguinte pergunta:
Como fazer da espera uma trajetória?
(A resposta pode ser por meio de carta de intenção, vídeo, áudio ou outro formato a sua escolha.)