2 Ficções marca a finalização do Projeto Ficção, que aconteceu em duas etapas, tendo início em 2011 e é o quinto espetáculo da Cia. Hiato. 2 Ficções foi realizado em coprodução com um dos mais importantes festivais de teatro da Europa: KunstensFestivaldesArts (Bruxelas, onde fez sua estreia mundial).

De forma arriscada, a Cia. Hiato une à pesquisa para a criação dos monólogos de Ficção, o estudo de narrativas literárias (A Gaivota e Reparação) e o questionamento dos limites da ficção, forçando as fronteiras teatrais até o limite do seu colapso e, portanto, do seu fracasso.

Assim, duas ficções convivem: o que foi e o que poderia ter sido são vistos paralelamente, através de cenas inacabadas. A presença do diretor em cena, em uma espécie de depoimento-palestra, reforça a metalinguagem do espetáculo e evidencia a sua inviabilidade.

A Cia. Hiato diante de realidades que a ficção não pode reparar: uma peça inviável e a consciência da proximidade da morte.

Há duas formas de interação com o espetáculo. A primeira delas é Pentimento (VERSO): uma instalação cênica em que a voz dos atores da Cia. Hiato guia os espectadores por memória inventadas e vidas possíveis de Leonardo Moreira (autor e diretor do espetáculo). Nesse labirinto-museu, uma vida é reconstruída a partir de espaços afetivos e biográficos.

Ao visitar esse museu imaginário, a plateia A tem acesso aos pentimentos do espetáculo.

Pentimento é a palavra italiana para arrependimento e é também o termo utilizado para o aparecimento em telas, durante sua restauração, de rascunhos feitos anteriormente sob uma pintura. O pentimento é uma reflexão tardia no curso do trabalho, escondida por várias camadas de cor. Além de fundamental para reconstituir um processo criativo, um pentimento também evidencia a relação entre uma construção artística e seu contexto biográfico.

Ao se apropriar dessa matéria, a Cia. Hiato revela seu próprio processo criativo. O público que acompanhou o museu assiste ao espetáculo da coxia. Sem se limitar à metalinguagem, intimidade e teatralidade se unem: uma não existe sem a outra.

Já na segunda forma de relação do público como espetáculo – 2 Ficções (FRENTE), é a retomada dos procedimentos biográficos estudados em Ficção, agora emoldurados por uma nova situação ficcional: a apresentação de um espetáculo teatral não finalizado, um projeto interrompido pela notícia de uma morte iminente.

Levantando questões sobre a efemeridade do evento teatral, a Cia. Hiato refaz essa obra fictícia, fiel ao seu anacronismo e ao excesso de teatralidade, questionando – através da presença do diretor em cena, comentando e revelando o contexto da criação - se é possível reparar uma realidade (encarando a proximidade da morte como uma realidade irreparável) através de um “ato de ficção”.

A criação sonora que guia os espectadores pelo museu (VERSO), pode ser encontrada aqui, para ser ouvida com fones de ouvido em casa, ou em outro espaço, mas a experiência se completa nos bastidores do teatro, antes do espetáculo, onde as referências visuais podem ampliar a experiência da escuta.

Áudio (Museu)

Ficha Técnica

Direção e dramaturgia geral:
Leonardo Moreira

Com fragmentos de “A Gaivota”, de A. Tchekhov
e “Reparação”, de I. McEwan

Atores-criadores:
Fernanda Stefanski
Luciana Paes
Mariah Amélia Farah
Paula Picarelli
Thiago Amaral

Direção de produção & Assistente de direção:
Aura Cunha

Cenografia, Espaço Cênico e Desenho de luz:
Marisa Bentivegna

Música original:
Marcelo Pellegrini

Figurinos:
João Pimenta

Produção executiva:
Yumi Ogino

Contrarregragem:
Cezar Pinheiro

Fotos (divulgação):
Otávio Dantas

Vídeos (divulgação):
Ricardo Sêco

Programação visual:
Cassiano Tosta

Assistente de Cenografia:
Luisa Fecchio

Produção de objetos cenográficos:
Jean Marcel
Yumi Ogino

Cenotecnia:
Edilson Quina (Urso)
The Blessed Eventos

Ficha técnica musical:
Violino - Luiz Amato
Violoncelo - Adriana Holtz
Guitarra - Maurício Caruso
Projeto Sonoro - Fernando Fortes
Operação de Som - Dug Monteiro
Produção Musical - Studio Surdina

Produção:
Elephante Produções Artística

Co-Produção:
KunstenFestivaldesArts

Realização:
Sesc - SP

Colaboração Criativa:
Luciana Paes
Mirian Rinaldi

Colaboração Técnica:
Miguel Caldas